Como montar seu trike (tutorial iniciante)

16/04/2013 09:32

            Você conheceu o Drift Trike, quer fazer um carrinho pra você e não sabe como? Esse também era o meu problema! Assim, de modo bem simplificado, explicarei os passos básicos de como montei o meu. Vamos lá.

Quadro:

            Como base para o meu quadro eu utilizei uma bicicleta aro 26”, que cortei, deixando somente a parte de baixo. Aqui vão as  primeiras dicas: se você é um pouco mais “pesado”, talvez se faça necessário o reforço deste quadro, uma vez que cortado ele perde um pouco da sua rigidez.

            Esse reforço deve ser feito tanto na parte traseira, aumentando a área de solda entre quadro e eixo, colocando barras diagonais próximas das rodas, quanto na parte acima do cubo do pedivela, pois, pelo que percebemos nas montagens que fizemos, essa peça tende a “trabalhar” com o movimento, podendo acarretar quebra do quadro e um belo tombo!

Eixo:

            O eixo está intimamente ligado a sua opção de roda traseira, sendo a parte mais particular do seu Trike, uma vez que ele deve ter uma comprimento que seja o suficiente para você ficar no meio sem esbarrar nas rodas.

            Como seu peso se concentrará nesta parte você deve utilizar metais resistentes e caprichar na solda, pois este é o ponto de maior pressão nas peças.

            Quanto à ponta de eixo, essa deve ser feita de acordo com o diâmetro dos rolamentos que você utilizará! Aqui preferi não arriscar e pedi para um torneiro confeccionar o par.

            Aqui no site você acha um projeto de confecção do eixo para a sua construção do zero.

Roda dianteira:

            Essa é a parte mais fácil da montagem! Aqui você montará uma roda de bicicleta sem nenhuma modificação, normalmente utilizando-se de uma roda aro 20’, porém pode-se usar outros tamanhos, conforme o gosto e o tamanho do piloto, apenas deve-se observar que quanto maior a roda maior é a chance do pneu encostar em sua perna no momento em que você virar o guidão.

Roda traseira:

            Para montar o meu Trike utilizei rodas dianteiras de kart, que possuem 5” e diâmetro total de 250mm combinadas com dois rolamentos em cada roda. Para quem prefere, pode-se fazer rodas menores, utilizando apenas um cano de PVC do diâmetro desejado, rolamentos (normalmente os mesmo utilizados em skates) e uma bucha de nylon para juntar tudo.

 

            Há várias maneiras de montar seu Trike, devendo você escolher o que melhor atende às suas necessidades e possibilidades, o que importa é fazê-lo!

 

Reginaldo Bueno